MELHORANDO SEU SORRISO COM FACETAS E LENTES DE CONTATO EM PORCELANA

MELHORANDO SEU SORRISO COM FACETAS E LENTES DE CONTATO EM PORCELANA

·               O que são facetas de porcelana?

Facetas de porcelana são trabalhos odontológicos e estéticos feitos de porcelana e indicados para reparar danos em pacientes que têm dentes manchados, com formato inadequado, cor indesejada, tamanho alterado. A técnica também é utilizada, muitas vezes, para corrigir a posição dos dentes. Ou seja, as facetas são indicadas para quase todas necessidades de alteração da estética dos dentes.

As facetas de porcelana são colocadas apenas nos dentes da frente. Mas em alguns casos, estende-se até os molares, para garantir uma melhor harmonia do sorriso. O mesmo deve ser observado com os dentes inferiores. Se os de cima vão ficar mais brancos e alinhados, e os inferiores são escurecidos, seria ideal que se realizasse o procedimento também nos dentes da região inferior, para uma melhor estética.

·               Material utilizado para confecção das facetas de porcelana

O material utilizado atualmente é o dissilicato de lítio.Ele é mais resistente que as porcelanas tradicionais e, por ser mais resistente, pode ser feito em várias espessuras, inclusive as extremamente finas, recebendo o nome de de LENTES DE CONTATO.

Um dos grandes avanços que ocorreu nas facetas, além do material em si, foram os produtos para colagem das peças. Os agentes de união entre dente e o dissilicato de lítio são extremamente eficientes, o que dá muita segurança aos profissionais e pacientes.

·               Como é feito o planejamento das facetas e lentes

De modo geral, o paciente vai ao consultório para a primeira consulta, onde é feita uma avaliação geral da boca. Em seguida é feita uma moldagem e estuda-se um melhor planejamento do caso. As alterações necessárias nos dentes são feitas por meio de um programa de computador ou pelo protético, através de um enceramento diagnóstico.Com o enceramento em mãos, reproduzimos em resina bisacrílica na boca, através de um ensaio, mais conhecido como MOCK-UP.

Em seguida, o profissional conversa com o paciente sobre cor, formato, tamanho e posição dos dentes. Tudo concluído, enviamos o modelo para o protético e o mesmo é manualmente reproduzido e este faz nos mínimos detalhes o que foi planejado no consultório.

·               Como cuidar das facetas de porcelana

Assim como qualquer tratamento odontológico, é necessária a realização de manutenção. A maneira mais econômica de manter seus trabalhos em ótimo estado de saúde, é a prevenção,  visitando de tempos em tempos o profissional que realizou o trabalho.

·               Facetas de porcelana x lentes de contato dental

Antigamente as facetas de porcelana eram feitas com um tipo de porcelana que não tinha muita resistência e corriam o risco de fraturar. Por isso não era possível fazer dentes finos com esse material, pois a faceta tinha que ter espessura suficiente para evitar fratura.

Com a evolução dos materiais, conseguimos fazer facetas extremamente finas, as chamadas lentes de contato. Apenas para facilitar o entendimento do leitor, podemos dizer que quando o trabalho tem entre 0,2 e 0,6 mm de espessura, podemos falar em lente de contato dental, acima dessa espessura, chamamos de faceta.

Quando a alteração dentária é muito pequena, o desgaste dental é mínimo. Porém, devido as lentes de contato serem extremamente finas, não recobrem dentes com alterações de cor.

As Lentes de Contato se tornaram o novo sonho de consumo em relação à estética bucal, são lindas, resistentes e duráveis. Apresentam também uma grande vantagem na atualidade, apesar de ainda não serem baratas, custam hoje em dia metade ou até menos da metade que custavam há poucos anos atrás.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Como posso te ajudar?
Fale conosco